Quantidade de Páginas visitadas


COLÉGIO ESTADUAL MAJOR VESPASIANO CARNEIRO DE MELLO

 

              Começa sua história no século XX, década de 50, o Brasil vivia o entusiasmo do governo Juscelino Kubitschek. A modernidade era a tônica da época, anos de Bossa Nova, Rock in Roll, James Dean... Guerra Fria, influência norte-americana. Eram os anos Dourados

Sob a égipe desenvolvimentista no governo estadual de Moisés Lupion, sendo Prefeito Municipal o senhor Ângelo Rolim de Moura, nasceu o Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, ainda com a denominação de Ginásio Estadual de Castro, nas dependências do Grupo Escolar Dr. Vicente Machado, pelo Decreto nº 427 de 21/02/1957.

Nesta data iniciam-se as atividades do curso secundário do Ginásio Estadual com a presença do Inspetor Dr. Joaquim de Almeida, do Prefeito substituto Vespasiano Carneiro de Mello, das professoras Djanira Ribas Taques (Diretora do Grupo Escolar Dr, Vicente Machado), Maria Lucrecia e Julieta Signorelli, Lenir Lopes Sidor e da primeira diretora autorizada Professora Judith Carneiro de Mello.

Com a aquisição da Chácara Primavera, ocorreu à construção da sede definitiva e, em 09/04/1957, professores, alunos, funcionários e diretora compareceram ao lançamento da pedra fundamental.

Em 1960, a denominação do Ginásio Estadual de Castro foi alterada para Ginásio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, numa justa homenagem ao ilustre homem público que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Município como vereador, prefeito, deputado estadual e líder na comunidade de Castro.

        Ao longo de quase meio século esta instituição está presente na história do município, adaptando-se as reformas educacionais, chegando aos nossos dias atuais como Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello – Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal.

      Atualmente como mais um estabelecimento de ensino público do NRE de Ponta Grossa, conta com um quatro de aproximadamente oitenta  professores, sendo a maioria pertencente ao Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná (QPM), com uma Equipe de sete Pedagogos, Vinte Agentes Educacionais, coordenados por uma Direção composta por uma Diretora e Dois Diretores Auxiliares.

         
 

Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito